sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Isolamento Social

Hoje em dia, a solidão e o individualismo presente em cada indivíduo é típico de todas as sociedades actuais. Estas características que definem as sociedades contemporâneas levam, muitas vezes, ao isolamento social de certos indivíduos, que é um dos fenómenos sócio-culturais mais mencionados pelos estudos de sociologia.



Apesar do avanço dos tempos, a sociedade ainda exclui aqueles indivíduos que considera fragilizados por alguma situação ou que ao serem portadores de uma certa anomalia são considerados diferentes, discriminando-os e conduzindo-os à exclusão social.


“Porquê este isolamento social?”; “Porque é que a sociedade do nosso tempo não aceita a diferença?”, é a isto que o nosso grupo pretende responder com este trabalho realizado no âmbito da disciplina de Área de Projecto. Debruçar-nos-emos sobre certas situações, tais como:



- A esquizofrenia;
- O autismo;
- A Síndrome de Down;
- A gravidez na adolescência;
- Os idosos.




Com este trabalho, pretendemos não só perceber como é que estes casos levam ao isolamento social, mas também em que é que consiste cada um deles, estudando, assim, as suas causas e consequências na vida de cada um e, para além disso, conhecer qual a reacção da população perante estas situações, tentando sensibilizá-la, de forma a combater este problema presente na nossa sociedade.



“Todos diferentes, todos iguais.”

Sem comentários: