sexta-feira, 6 de março de 2009

Gravidez na adolescência

Ao longo do tempo, tem-se vindo a verificar um aumento do número de grávidas adolescentes. A adolescência é uma fase em que a jovem desenvolve as suas capacidades emocionais e intelectuais e inicia a sua vida sexual. Tudo isto é acompanhado por uma busca constante da sua própria identidade e pela descoberta do mundo que a rodeia. Assim, nesta altura, a jovem define os objectivos que pretende atingir na sua vida e constrói os seus sonhos, possíveis de concretizar ou não.

Curiosidade:

• Em Portugal, engravidam cerca de 40 000 adolescentes por ano, das quais metade aborta, voluntária ou espontaneamente

Causas que levam à gravidez na adolescência

Os factores antecedentes que levam á gravidez na adolescência variam de jovem para jovem. Contudo, vários estudos permitiram concluir as principais causas que levam à gravidez na adolescência, das quais se destacam: a ausência da utilização de métodos anticoncepcionais ou a sua utilização de forma incorrecta, o desejo do parceiro pela gravidez, a falta de informação, muitas vezes causada pela ausência de conversas informais por parte dos pais sobre o sexo e a gravidez, a existência do pensamento mágico de que “só acontece aos outros” e outros factores individuais, familiares, sociais, económicos, culturais, e até mesmo certas questões mais complexas, como por exemplo:
• O pensamento de que a gravidez permite que a jovem consiga o amor do namorado;
• A fantasia de que a gravidez lhe trará mais afecto e atenção por parte dos outros;
• A ilusão de que a gravidez lhe pode trazer independência permitindo que esta saia da casa dos pais mais cedo;
• A falsa ideia de que o bebé lhe trará o “papel da sua vida”;

A aceitação da gravidez, a compreensão e o apoio por parte da família são o factor mais importante para que a gravidez decorra sem problemas. Também é de referir o apoio por parte dos amigos e o acompanhamento de cuidados médicos adequados, até mesmo de psicólogos, se necessário, com vista a facilitar a adaptação da jovem à nova realidade que esta enfrenta e a apoiá-la de um modo coerente, consciente e realista.

Sem comentários: