terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Autismo: O que é?

O autismo é considerado uma "desordem neurobiológica do desenvolvimento" que acompanha o indivíduo durante toda a sua vida. Esta doença é diagnosticada nas crianças em fase de desenvolvimento (normalmente, pelos 3 anos de idade), causando atrasos/problemas a muitos níveis que surgem desde a infância até à adolescência; tudo isto traz como consequência a falta de capacidade de comunicação dos indivíduos, afectando, assim, o seu relacionamento com os outros.


Com o autismo podem surgir algumas perturbações, por exemplo, um atraso mental, a epilepsia, a tuberculose e a esclerose.


O autista é considerado como alguém que vive num mundo àparte, este encontra-se centrado em si mesmo. Muitos aparentam ser fechados e distantes de tudo, enquanto que outros demonstram ter atitudes diferentes das normais e, por vezesm comportamentos rígidos.


Como já foi referido, o autista tem algumas dificuldades de comunicação e, consequentemente, dificuldade em lidar com as pessoas que o rodeiam, isto porque, o próprio autista, muitas vezes, isola-se, pois admite que não está ao "nível" dos outros, fomentando em si um desinteresse sobre tudo, não respondendo adequadamente aos estímulos externos.


Apesar de muitas crianças autista apresentarem um atraso mental, estas também podem apresentar uma inteligência restrita, neste caso, podemos fazer alusão à Síndrome de Asperger. Esta Síndrome faz parte do Espectro Autista, no entanto, esta difere do autismo "normal", pois os indivíduos não apresentam nenhum atraso ou retardo no desenvolvimento cognitivo ou da linguagem.


A Síndrome de Asperger também comporta sintomas idênticos ao do Autismo, como a dificuldade de interacção social, falta de empatia, interpretação muito literal da linguagem, boa memorização mecânica, difdificuldade com mudanças e perseveração de comportamentos estereotipados. Contudo, os "aspies" têm um desenvolvimento cognitivo normal, ou, até mesmo, muito alto.

Sem comentários: