- Isolamento ou alheamento do meio e ausência de contacto com as outras pessoas;
- Deficiências graves quer na articulação da própria linguagem, quer na compreensão da linguagem alheia (tanto verbal como gestual);
- Comportamento ritualista, resistência a qualquer mudança e à aprendizagem.
Sintomas mais frequentes:
- Dificuldade em brincar e associar-se a outras crianças;
- Fixação a objectos redondos e hábito de os girar;
- Em idades precoces, não têm reacção a afagos e mimos;
- Recurso a gestos para indicarem o que pretendem;
- Movimentos repetitivos, tais como balançar ou rodopiar o próprio corpo, bater palmas, etc.
- Uso de brinquedos fora da sua função adequada;
- Excessiva ou deficiente sensibilidade a estímulos - ruídos, dor, temperatura, etc.;
- Ausência de receio de perigos reais;
- Medo irracional de situações comuns e de objectos;
- Choro constante ou ausência do mesmo e risos prolongados e aparentemente imotivados;
- Escassa capacidade imitativa;
- Ausência de contacto pelo olhar. Desvio do mesmo quando a palavra lhes é directamente dirigida;
- Atraso mental de grau variável.
Sintomas menos frequentes:
- Dificuldades na alimentação, as quais podem manifestar-se já durante a amamentação, escolha preferencial e recusa de determinados alimentos;
- Uso preferencial dos sentidos proximais - cheiro, tacto e gosto;
- Auto-agressão;
- Birras imotivadas;
- Hiperactividade;
- Gosto pela música;
- Dificuldades com o sono.
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