sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Esquizofrenia: Causas



As causas da esquizofrenia ainda não estão bem definidas. Contudo, hoje em dia, associam esta doença a vários factores, muitos deles genéticos, outros relacionados com complicações durante a gravidez ou, até mesmo, no momento de parto e, noutras vezes, esta doença surge devido ao contacto excessivo com substâncias tóxicas, como a poluição, as drogas, etc., ou, até mesmo, com o stress que se cria durante todo o processo por que um adolescente passa.


Todos estes factores conjugados entre si podem afectar o cérebro do indivíduo, que nalguns dos casos se encontra em desenvolvimento, levando a que este sofra de uma disfunção cerebral que, por sua vez, fará com que o indivíduo sofra de esquizofrenia e que, muitas vezes, seja excluído pela sociedade que o rodeia.


A esquizofrenia é uma doença que se desenvolve com o passar do tempo e tudo depende daquilo a que o doente está sujeito. Por exemplo, quando um esquizofrénico está numa altura de tensão, devido a algum problema relacionado com a família ou amigos, é nestas alturas que o doente está mais vulnerável ao desenvolvimento desta doença e que esta se desenvolva devido a esta fase de tensão. Como já foi referido, uma das hipóteses que justificam esta doença é o contacto excessivo com drogas, no entanto, isto não só desencadeia o problema como também o agrava, por isso, um esquizofrénico em constante contacto com a droga, álcool, etc. está sujeito à evolução da sua doença.


Pressupõem-se que a esquizofrenia esteja também associada a uma origem genética, contudo, não é uma doença hereditária simples, ou seja, nem sempre passa de mãe para filho, ou, no caso de gémeos, pode apenas um ficar afectado, por isso, a esquizofrenia é considerada hoje em dia uma doença genética complexa, pois afecta vários genes. É claro que é mais provável afectar os descendentes mais próximos, mas o facto é que nem é sempre isso que acontece.


Por estas e outras razões mais complexas é que hoje em dia a sociedade ainda não consegue ter uma definição objectiva de esquizofrenia, por isso é que os tratamentos ainda não existem, por isso é que um esquizofrénico é olhado de lado e, muitas vezes, este isola-se a si mesmo por ter um certo medo ou receio dos outros, pois, à partida, o doente sente que não é compreendido pelos outros...


Com isto concluimos que as causas exactas da esquizofrenia ainda não são concretas, daí surgirem apenas algumas hipóteses que justifiquem o aparecimento desta doença em 1% da população mundial.

Sem comentários: